quinta-feira, 17 de dezembro de 2009


Oieeee!!!! estou dando um curso de flores natalinas, para as mulheres no presídio. Foram bem poucas que se interessaram. Por ser final de ano tem muitas depressivas, pois será o primeiro natal longe dos filhos e familiares não é facil cair a ficha que estão presas, que perderam a liberdade. Nilsa Reliquias.

sábado, 28 de novembro de 2009


O dia hoje foi bem pesado. Ainda não me acostumei com a triste ausência do Léo amanhã as dez horas e vinte e cinco minutos da manhã fará um mês que ele parou de viver. Enquanto ele vivia mesmo sendo grave o quadro eu ainda tinha um fio de esperança. Foi o pior dia da minha vida eu sempre achava que ele viveria até aos 100 anos, embora durante vários anos muitas vezes choramos de mãos dadas quando ele me dizia que iria empacotar e que gostaria de me ver rica antes de partir. Ele via a minha luta e as dificuldades para tentar realisar meus sonhos, sou muito ambiciosa vivo lutando. Ele sempre me contava histórias de sua vida, que só conseguio ganhar uma grana legal depois dos sessenta anos, mas que eu iria ficar bem de grana antes porque me achava muito humilde e boa de coração que não guardo nem um rancor até mesmo de quem me faz o mal. Ele sempre teve a sensibilidade de enchergar qualidades em mim que nem eu proprià percebia que tinha. Léo!!! Não sei porque você se foi Quantas saudades eu senti E de tristezas vou viver E aquele adeus não pude dar... Você marcou na minha vida Viveu, morreu na minha história Chegou a ter medo do futuro E da solidão Que em minha porta bate... E eu gostava tanto de você... Gostava tanto de você... Nilsa Relíquias

sexta-feira, 27 de novembro de 2009


olá, hoje foi a festa do meu niver com as gurias no presídio. Foi legal e o mesmo tempo triste, ouvi muitas lamentações, muitos desabafos, mas é pra isso que estou lá. Levei um aparelho de dvd e alguns dvds gospel foi muito emocionante o legal que todos os agentes de plantão foram legais e correu tudo bem. O mais triste é que uma das gurias sae de temporária uma vez por mês e fica na casa da irmã e ontem a irmã mandou uma carta dizendo que não aceita mais ela em sua casa, disse que está proibida pelo pai e outras desculpas esfarrapadas, eu me adimiro da falta de amor das famílias com seus parentes presos. Nilsa Reliquias

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Oieee!!!!! ontem foi meu niver, hoje estou mais velha rsrsrs!!!! Eu estava muito chateada pois não recebi e nem nunca mais receberei um abraço do meu melhor amigo Léo que todos os anos chegava cedo na loja com meu presente e com os braços abertos para me abraçar, longe dos meus filhos que moram em Snta catarina e do namorido que está viajando, resolvi ir passar a tarde no presídio as gurias ficaram surpresa pois estavam me esperando amanhã como havíamos combinado. Foi legal elas cantaram parabéns foi uma farra só, elas sempre se divertem comigo. Ta super lotado as selas, foram presas várias mulheres na operação castelo. Como sempre acontece mãe presa amamentando seu Bebe, e tendo que conviver com o peito cheio de leite e longe do Bebe é muito triste. Conversamos bastante, falei de Deus pra elas e que sempre da pra recomeçar do zero mais com dignidade pra nunca mais passar pelo que elas estão passando. Amanhã sera a festa do meu niver vou levar um bolo como faço todos os anos pra comemorar com elas. Tem mulheres que só depende de uma carta de emprego pra sair pro semi aberto. No dia das mães ganhei duas máquinas de tecer de uma pessoa maravilhosa chamado André para dar cursos para essas mulheres. Só que até agora não consegui vales de transportes para que elas possam sair para fazer o curso, já tentei com várias instituições e com amigos até agora não consegui nada. Espero que apareça outro André que nôs de os vales. Nilsa Relíquias.

domingo, 1 de novembro de 2009

Estou muito triste perdi o meu melhor Patrão e amigo que pude ter nessa vida. O Léo era para mim um amigo leal, um ombro amigo. Sabe quando voce tem alguém de plantão vinte e quatro horas para te ajudar em tudo que você precisar??? Eu não tenho palavras para descrever o quanto ele era importante para mim e o tamanho da dor que estou sentindo, parece um pesadelo ruim que vou acordar. Ele iria fazer oitenta e três anos no próximo dia 12, para mim ele era um guri, divertido sempre achava uma solução para meus problemas. Ele sempre me dizia fica rica duma vez pois eu vou empacotar, me disse isso uns seis anos e no dia 29 esse triste dia chegou, eu não consigo acreditar que isso aconteceu estou sem chão. Eu sempre dizia para ele , quando tu morrer eu vou ficar sem sombra, em julho fiquei doente, ele chegou no quarto e me disse então sou eu quem vou ficar sem sombra Bitio??? um apelido carinhoso que ele me colocou desde quando agente se conheceu há 11 anos atrás. Ele sempre me dizia que na vida passada eu fui filha dele e ele não havia me assumido e nessa vida ele me resgatou. Ele sempre me dizia que eu era mais importante para ele do que os oito filhos que tinha nessa vida. Ele era espirita cardecista. Tivemos momentos tristes e muitos momentos felizes era uma amizade singular, ele me apoiava em todas as minhas idéias enquanto todos criticavam meu projeto no presídio ele sempre me apoiou me ajudava comprar os lanches e os materiais de artesanatos para as detentas. Ele ficou desenove dias na Uti orei muito mas Deus preferio busca-lo. Eu aprendi muito com ele uma pessoa de coração bom ajudava um monte de gente um exemplo de honestidade torcia para que todos se dessem bem um homem de muita fé, uma pessoa que venceu na vida com muito trabalho, seriedade e honestidade. Ele sempre me dizia que eu era um presente de Deus na vida dele e ele era um grande presente na minha. Que Deus te abençõe muito ai no céu meu mestre...Te Amarei com o Amor do pai do céu para sempreeeee!!! Saudades eterna!!!

domingo, 27 de setembro de 2009












Oieee, no presídio ta tudo indo tenho ido todas as sextas feiras nôs reunimos numa sala para o lanche e algumas conversas. Depois elas me convidam pra eu ir na casa delas, nas selas e claro para uma conversa mais particular. Essa última sexta estava muito triste com a morte do meu amigo, elas me deram maior apoio pois sempre dou colo para elas mais sexta quem precisava de colo era eu. Tenho outras novidades conto outro dia. Nilsa Relíquias.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009


Hoje fiquei tri feliz, andava pelo centro da cidade quando ouvi Dona Nilsa!!! Olhei era uma menina que conheci no Presídio, me convidou para comer uma torta que ela iria pagar, eu disse não precisa economisa teu dinheiro ela me disse é o mínimo que posso fazer por tudo que a senhora fez por mim na cadeia. Conversamos bastante, ela está trabalhando. Me disse que cadeia nunca mais que se lembra sempre de tudo que eu disse para elas la dentro, que ta indo na igreja que é uma nova mulher. Fico muito contente pois sei que a vida lá dentro é terrível.

sábado, 19 de setembro de 2009

olá agora estarei sempre por aqui trouxe meu computador pra casa. Na loja não da tempo, vamos as novidades!!! a malharia no Presídio só funcionou a tecelagém, o curso de costura não foi iniciado ainda, o conselho prisional vai bancar e precisava de projeto que recém ficou pronto. Em breve vai iniciar. Eu comprei umas flores para enfeitar cabelos e roupas, bolsas mantas etc, elas faziam nas celas. Me pediram para falar com o Diretor para fazerem numa salinha que tem na galeria delas e ganharem remição. Falei ele concordou.
Comprei o material e íamos iniciármos no dia 20 de julho. No dia 17 tive febre e dores nas costas me auto mediquei em casa, coisa que ninguém deve fazer, quando foi dia 20 de madrugada passei muito mal fui ao pronto socorro bateram um raio x e o médico me disse que meu caso era muito grave que meu pulmão esquerdo estava muito grave que achava até que eu tinha tumores no pulmão. Quase morri de susto a minha maior preocupação era não conhecer meus netos e deixar meu trabalho no presídio polo qual eu luto há quatro anos. Eu não estava melhorando. Meu filho veio de Jaraguá e me tirou do hospital contra a vontade dos médicos e me levou para um médico particular, fiz novos exames e a pneumonia já tinha passado para o pulmão direito, me mandou pra casa por causa da infecção hospitalar, tive dores horríveis durante três dias até que o antibióticos fizessem efeito. Assim que dei uma melhorada com sete quilos menos fui até o Presídio avisar o acontecido, não entrei na galeria delas só vi duas que trabalhavam no pátio elas ficaram apavorada. Fui pra Jaraguá do Sul com meu filho e fiz meu tratamento lá Graças A Deus ele me deu uma segunda chance. Quando retornei fui direto ao Presídio e o Diretor havia proibido até as visitas dos evangélicos por causa da gripe suina e o meu médico também me proibio de ficar em lugar fechado pois faço parte do grupo de risco depois de tudo que passei. Essa semana liberam as entradas no Presídio, lá fui eu louca de saudades delas.
Me apavorei com tantas presas novas na casa, falei com quase todas isso que umas das que já conheço tinha saido de temporária só retorna na segunda. Me falaram da saudade da família das desilusões amorosas dos parentes doentes que precisam delas na casa, da inocência da prisão injusta, o que mais me tocou foi uma que foi presa grávida ganhou o Bebê a vó trazia duas vezes por dia para ela amamentar e o leite secou e agora ela só ve ele duas vezes por mês pra quem via duas vezes por dia ter que ver duas vezes por mês é forte né??? Èla bem novinha linda de viver fico louca de pena. Bom semana que vem vamos retomar a confecção das flores. Nilsa Relíquias.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Olá!!! Estou numa correria danada e as pessoas me cobram novidades no blog. Estou tecendo malhas em casa, pois quero iniciar um curso de corte e costura em malhas de lã no presídio e até ensinar elas a tecer as malhas vai demorar um pouco e podemos perder uma parte do inverno, então trouxe uma máquina manual pra casa. Estou tecendo direto pra iniciarmos o curso no início de Abril. Ganhamos uma sala nova pra costura no pátio, vai ser ótimo pra elas sairem pro pátio pra fazer o curso. O percurso é pequeno, mas pra quem está presa em um espaço pequeno, qualquer passo é importante e pra mim o acesso ficou mais fácil. Realizei um sonho: coloquei umas máquinas no mesanino da minha loja e já tem uma ex-presidiária trabalhando lá com acompanhamento de uma costureira que já trabalhou comigo várias vezes. Ela está muito feliz e estamos aguardando outra que vai sair pro externo. Já falei dela aqui e ela está presa há nove anos. Esses dias a irmã dela me ligou dizendo que ela havia saido de temporária. Sai correndo pra casa da irmã, choramos juntas, pois é uma das mais antigas no presídio, muitas vezes ela chorava muito, ficava depressiva pois achava que jamais iria sair pra rua, eu levava as irmãs da igreja, pedia uma oração especial pra ela e dizia confia em Deus que o tempo vai passar rápido, faz um propósito com Deus que quando tu saires daqui, vamos na igreja agradecer à Deus e ela confiou. Levei ela na igreja, ela só me dizia: tudo isso parece um sonho. A familia é grande, só dois irmãos não quiseram falar com ela, o pai que muitas vezes recusou meu convite pra visitá-la no presídio aceitou ela numa boa. O que me deixou muito triste foi que liguei pra várias amigas , umas até que já tiveram no presídio comigo pra contar e várias mudaram até de assunto e outras coisas que nem vou dizer aqui, eu não entendo a falta de amor ao próximo que a humanidade tem só visam lucros e a palavra caridade quase não existe mais. Nilsa Relíquias

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009


Olá voltei, meu blog estava abandonado por falta de tempo.
Vamos às novidades: saíram várias gurias do presídio elas vêm sempre me visitar eu vivo dizendo anda direitinho pra não voltar pra lá. Fizemos vários cursos de enfeites de natal, biju e outros. Voltando a falar sobre a minha fã ela saio de temporada e depois saio de condicional encontrei com ela várias vezes na rua toda arrumada feliz da vida infelizmente ela não me ouviu. Semana passada cheguei no presídio e dei de cara com ela presa e grávida novamente, me pediu umas roupas pra ela e pro Bebe, pois a mãe dela disse que desta vez não vai mais ajudá-la. Já consegui algumas coisas pra ela, vou entregar amanhã.

Fico tri decepcionada quando elas retornam. Nesse caso fico com pena dela e da mãe que já cria as outras filhas e sempre arcava com as despesas dela dentro do presídio.