
domingo, 31 de janeiro de 2010





Essas são as flores que ensinei os detentos fazerem no presídio. Como já disse antes, eles adoraram esse curso só falta material para eles continuarem fazendo. Como já falei aqui só o Seu João teve condições de comprar o material e está fazendo.Essas foram feitas pelo Seu João. Todos aprenderam bem direitinho, fizeram flores lindas. Eu dei todo o material do curso sugeri para que eles vendessem e comprassem material para continuarem fazendo em grupo, mas como união lá dentro não existe e com o dinheiro de um galho desses não daria para comprar o material, pediram se poderiam dar de presente para as mulheres, outros para as filhas, mães guardarem de amostras para quando sairem de lá continuarem fazendo. Deixei que dessem ficaram todos felizes loucos que chegase o dia da visita rsrsrsr!!!!! Nilsa Reliquias,
sábado, 30 de janeiro de 2010

Tudo certo, conseguimos o frete do fogão, já esta na casa deles, a mãe vai ficar tranquila lá no Presídio esse fim de semana sabendo que os filhos já tem fogão para fazer um rango!!!! consegui comigo mesma um dinheirinho para ela pagar as passagéns pois ela faz salgadinhos na casa de um irmão para vender de porta em porta para sustentar o filho e pagar suas passagéns para ir dormir no Presídio e como ela pesa 160 kilos e tem burcite no braço direito não é facíl sair vender com esse sol de lascar até eu que peso 64 pareço que vou derreter quando saio pra rua. Ontem ela chorava no telefone me dizendo que tem vontade de foragir quando não consegue vender para voltar pro Presídio e ainda por cima como é férias o movimento fim de semana é fraco. Disse pra ela nem faz salgados amanhã que vou ai te levar as passagéns, é meio longinho cheguei lé ela tava apavorada coitada achando que eu não iria, quando me vio respirou aliviada. Já pedi para os vereadores donos de empresas de ônibus secretário do gabinete do prefeito as passagéns para elas eles só qu falam que vão ver e depois me liga e nada. No ano passado no dia internacional da mulher uma vereadora foi lá entrevistou as presas e prometeu mundos e fundos levou a matéria para um programa de tv meteu tela e já ta quase no dia internacional da mulher de novo e nada. Por isso que me convidam pra dar intrevistas nas tvs locais e não vou mais porque já dei várias e não nôs ajuda com nada. Nilsa Relíquias.
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

São cinco anos de Presídio são tantas histórias, eu espero um dia poder ajudar muitas que ja sairam de lá e tantas e tantos que ainda estão lá eu não sei como, mas Deus sabe ele não me colocou lá por acaso. Acho que como diz o irmão Lazaro tem que ser no tempo de Deus. Me inscrevi para o bbb dez o Boninho não me quis joguei na mega sena da virada não ganhei. Vou continuar tentando rsrsrsr!!!!

Essa é a minha filha Any dou minha vida por ela amo além da vida, acho que quando agente tem um filho tua vida não é mais tua e sim dele tu busca forças de onde não existe para proteger, dar o melhor de si. Minha filha está no último ano da faculdade e o meu filho no penúltimo, eles moram em Jaraguá do Sul eu fui para lá e deixei meu carro pra eles irem para faculdade, ando de ônibus, carona a pé. Fico de cara comigo porque não posso dar um carro zero para cada um. Hoje fiquei muito de cara com a mãe de uma das minhas amigas do presídio que não quer cuidar do neto muito querido. Recebe duas pensões e nem sequer ajuda a filha com um centavo. Ontem e hoje corri atrás de um fogão e mais algumas coisas pois ela ta apavorada que os dois filhos estão morando em duas pecinhas só com uma cama de solteiro. Graças á Deus consegui o fogão e mais algumas coisas mais infelismente quando Deus da a farinha o diabo leva o saco, consegui o fogão e não tenho para o frete, mas amanhã vou conseguir com certeza. Fiquei muito triste pois teclei com várias amigas no msn inclusive uma em especial pedi alguma coisa para montar a casa para os guris e elas não me responderam eu tenho vontade de sair berrando acorda Brasil teu irmão precisa de ti vamos ajudar uns aos outros chega de se preocupar só com seus umbigossss!!!!! As pessoas sempre me falam que os presos são problema do governo não nosso eu sempre repito no Brasil não tem pena de morte nem prisão perpétua um dia eles voltam as ruas alguns bem pior do que quando entrou e sem nem um centavo, sem emprego, sem referência e dai??? passa a ser problema pra quem???? Esses dias encontrei um cara lá no presídio e perguntei filho tu aqui de volta??? tu não tinha saido daqui??? semana passada???Ele me respondeu Tinha Dona Nilsa, mas tive que voltar pois aqui tenho uma cama de cimento pão leite e banana a vontade um banho quente e lá fora a única coisa que consegui foi um copo de água morna da torneira. È mole???? Cofesso que fiquei muda e com vergonha. Nilsa Relíquias.
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Estive no presídio hoje, peguei alguns dos vasos de flores que seu João fez e graças ao pai do céu consegui vender todos amanhã vou comprar material com a metade do dinheiro e a outra metade vou levar para ele. Não vejo a hora de ver a felicidade dele. Eu quero muito conseguir alguém que nôs de um local para montarmos um pontinho de vendas, pois tem outros presos que fazem outros tipos de artezanatos e vendem lá dentro a preço de banana. Precisamos também de um local para montarmos nossa malharia. Tem presas que saem para trabalhar muitas vezes só pela comida e pelas passagéns de ônibus e a noite voltam dormir no Presídio. Todas precisam ganhar dinheiro para recomeçar suas vindas pois quando foram presas perderam tudo que tinham e quando saem tem que juntar até seus filhos que estão esparramados é uma realidade bem dura sabe????
Se Deus quiser um dia vou conseguir mudar essa realidade tão dura e tão ignorada pela sociedade. Nilsa Reliquias.

sábado, 23 de janeiro de 2010

olá ano novo esperanças novas rsrsrs!!!! Espero que esse ano seja bem melhor. Eu dei um curso de flores de eva para os detentos que trabalham na cooperativa do presídio, foi ótimo eles adoraram. Eu adoro esse trabalho é muito bom ajudar alguém que muitas vezes são esquecidos até mesmo pelos seus familiares. Muitos tem sua aparências bem cansada pelo peso da idade e pelos anos de cadeia perderam, a maior parte dos dentes são trêmulos afinal são 12,15, 18 anos de cadeia quase sem expectativa, em mim eles veem um fio de esperança.Tem um que me deu um dinheirinho eu comprei o material para ele, e doei umas formas, ficou muito intusiasmado, tem feito maravilhas e uma vez por semana ajudo com uns modelos novos ele ta feliz da vida. Levanta as cinco da manhã pra fazer as flores pois ele cuida da horta e tem muito serviço quase não sobra tempo para fazer as flores. Comprei uma caixinha de madeira para montar os arranjos e um senhor que trabalha na marcenaria ta fazendo bem direitinho. A dona da loja onde comprei fez uma encomenda ele ficou muito feliz é a primeira vez em cinco anos que uma mulher aceita nossos trabalhos até que enfim, iniciamos bem o ano rsrsrsr!!! Quando fazíamos básicas de lãs eu tentava vender nas lojas eu dizia que era os presos que faziam achando que elas iriam comprar o dobro, elas pegavam com as pontas dos dedos e não comprava uma sequer eu ficava arazada com o preconceito. Todos querem trabalhar falta é o principal dinheiro para o material e agora não tenho mais meu amigo Léo que sempre nôs ajudou, mas Deus dará um jeito. Estou visitando as gurias todas as sextas com a falta do Léo os lanchinhos ficaram mais magrinhos mas estou fazendo um esforço e levando sempre, pois sei que todas sextas elas me esperam anciosas.Nilsa Reliquias.
Assinar:
Postagens (Atom)